O MIRTILO
O mirtilo é um fruto silvestre com um sabor distinto, vastamente conhecido pelas suas propriedades medicinais. É um poderoso antioxidante e é conhecido por muitos como "o fruto da juventude". Habitualmente usado no tratamento de algumas infecções, este fruto ajuda ainda a retardar o envelhecimento cerebral dos doentes de Alzeimer. Além de várias vitaminas, o mirtilo é rico em sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro entre outros elementos. Também no mundo da culinárias, assume-se como um fruto extremamente versátil, capaz de compor qualquer tipo de prato.
Este fruto com propriedades singulares, apresenta também uma enorme versatilidade culinária. É um excelente acompanhamento para diversos pratos, mas especialmente pratos de caça e saladas. O mirtilo é muito apreciado em doces e sobremesas variadas, de que são exemplo, tartes, semifrios, queques, mousse, bolos, pudins, crepes, gelados, iogurtes, biscoitos, doces e compotas.
É também usado no fabrico de rebuçados. As pequenas bagas do mirtilo podem ainda ser usadas em chás, sumos, batidos e licores e há registos de que o sumo do mirtilo pode ser utilizado para tingir finos vinhos tintos. O mirtilo pode, então, ser saboreado de inúmeras formas, sendo que a sua popularidade é já antiga nos países nórdicos.
Conteudo extraido de https://www.feiradomirtilo.pt/